terça-feira, 15 de setembro de 2009

CAPITÃES DA AREIA NO CINEMA


A diretora Cecília Amado (foto), neta de Jorge Amado, entrou na fase de finalização do filme Capitães da Areia. A última etapa de filmagem foi concluída em junho, em Salvador, na Bahia.

Adaptações como essa são sempre bem vindas. Geralmente, elas acabam produzindo um pouco de polêmica, talvez porque algumas pessoas não entendam perfeitamente o sentido de uma adaptação. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a microssérie Capitu, exibida pela Rede Globo. Muitos torcem o nariz para essa adaptação porque ela "não é fiel à obra".

Entretanto, pense bem: o livro Dom Casmurro pertence a Machado de Assis, mas a microssérie foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Por ser uma obra aberta, como toda grande obra literária acaba sendo, o livro dá margem a várias leituras diferentes, e a microssérie mostra uma das possíveis leituras da obra. É claro que não se pode descaracterizar completamente uma obra marcante, mas acho interessante que o público em geral tenha acesso a uma nova visão de um grande clássico da literatura.

É uma forma de divulgar a leitura num país onde ela anda tão em baixa.
Acredito ser necessário entender que são duas obras (o livro e a microssérie) com linguagens diferentes, pois são manifestações artísticas diferentes. Portanto, o diretor Luiz Fernando Carvalho não teria a obrigação de ser exatamente fiel ao livro.

Vamos esperar, agora, para ver o resultado da adaptação de Cecília Machado, torcendo para que seja uma bela contribuição para a obra de seu avô e para a divulgação da leitura no país. Enquanto isso, agarre-se ao livro, para que você possa tecer a sua opinião pessoal quando o filme for lançado. Lembre-se de que ele será cobrado em grandes vestibulares do país, especialmente FUVEST e UNICAMP.

Boa leitura!!!

P.S.: O site oficial do filme é www.capitaesdaareia.com.br

Assista a mais um Livroclip:

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CONCURSO "IDIOMATERNO" - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA



A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Poiesis – Organização Social de Cultura e do Museu da Língua Portuguesa, está realizando o Concurso “Idiomaterno – uma definição para a Língua Portuguesa”, destinado aos interessados em geral, com o objetivo de revelar e premiar as dez frases originais que melhor traduzam a língua portuguesa.

Os premiados terão suas frases publicadas nas paredes do Museu, além de receberem exemplares do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, vinte ingressos para visita ao Museu e um conjunto de catálogos das exposições permanentes da Instituição.

Para concorrer, os interessados deverão entregar os trabalhos até as 15 horas do dia 30 de setembro de 2009, no Museu da Língua Portuguesa, situado na Praça da Luz, s/n, CEP: 01120-010, ou na sede da Poiesis – Organização Social de Cultura, situada na Av. Paulista, 37 - Bela Vista, CEP: 01311-902, em envelope destinado à Coordenação do Concurso Idiomaterno – uma definição para a Língua Portuguesa.

As frases devem conter, no máximo, vinte e cinco palavras. Para mais informações, visite o site do Museu:

Participe!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PARA O PESSOAL QUE VAI PRESTAR O PAS


Oi de novo!
Só para lembrar a galera que deixa para última hora: as inscrições para o PAS terminam amanhã (dois de setembro).
Aí vão as leituras obrigatórias para a primeira etapa:

- Discurso da servidão voluntária - La Boetie
- A alma encantadora das ruas - João do Rio
- A pele do lobo - Artur de Azevedo
- Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga
- Almanaque Brasil Socioambiental 2008

Estou desenvolvendo um material especial para analisar as obras do PAS (primeira etapa). Pretendo formar grupos de estudo para começar as aulas especiais já em setembro. Se você estiver interessado, entre em contato comigo através do email:

brancoandre@hotmail.com

É uma possibilidade de estar à frente e conseguir uma boa pontuação. Divulgue para os colegas.
Um abraço e bons estudos!
Branco.


Seguidores